domingo, 14 de junho de 2009

MEMORIAL

Gostaria de compartilhar essa foto de 19 de Dezembro de 1997 com vocês. Enquanto fiz o curso conheci muita gente boa. Minha turma era especial, criativa, animada e também com os dois pés no FUTURO. Fica aqui minha homenagem aos professores que nos estimularam nesse caminho. Aproveita e vê se me encontra na foto (rsrsrs).

Uma foto com minha turma, tinhamos muitas atividades extra classe, nesse dia era uma palestra sobre saúde. Tinha muitas fotos por lá, uma em especial foi do dia de faxina na escola (com certeza num ficou bem feita, mas nas fotos pareciamos nos divertir, rsrsrs). Tempo bom esse pra mim foi a melhor escola que estudei.

Escola Polivalente, estudei lá 7ª e 8ª séries. Os alunos é que mudavam de sala. Agora não é mais assim, jamais vou entender...pena.

Escola classe 204 sul, estudei lá da 1ª a 6ª série, O Pátio da escola num tinha mais as brincadeiras pintadas no chão, não tinha esse mapa tampando a tela que vi muitos filmes...confesso que não gostei, aproveitei mostrar pra criança onde é Rondônia.


Brinquei muito nesse jardim " debaixo do bloco"...tempos muito bons. Minha árvore , como cresceu, tá linda ( Ná é poca eu queria que o autor de meu pé de laranja lima soubesse que eu tb tinha uma árvore pra conversar)...Ah! tem um templo japonês , brinquei muito no jardim de lá tb.

Na SQS 403 Sul Bloco D apartamento 106, só não me lembro do telefone ( Faz tempo né!). O que me lembro bem é que pulei dessa janela muitas vezes pra brincar e conversar com minha árvore preferida.


"Uma parte de mim
é permanente
a outra parte
se sabe de repente"
(Ferreira Goulart)
Uma das nosas tarefas que foi marcante pra mim. Senti muita saudade da minha cidade natal, Brasília. A Aya disse uma verdade, não tem muitos arranha-céus por lá, mas nos meus passeios pelo centro da cidade lembro- me do edifício do BANCO central o do BANCO do Brasil interessante como foram construidos, pra mim quando eu era criança não existiam prédios mais altos no mundo.
Lembrei das escolas que estudei, que fui muito feliz enquanto morei lá. Quando vim pra Rondônia soube imediatamente que as árvores podem ser mais altas que o prédios e que existe aqui uma das borboletas mais bonitas do mundo. Gosto muito daqui e tenho saudade de lá, enfim " ..parte de mim é permanete a outra...se sabe de repente...".

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Oficina TP 3 Unidade 9 no Laboratório de Informática em 2007



Foi bem interessante. Essa oficina foi em 2007 no laboratório de informática da Escola Marcelo Cândia do Bairro Marcos Freire em Porto Velho. Simulamos a montagem de slides para apresentação em DVD. A aplicação dessas apresentações estimula o uso adequado do suporte TV. Os participantes especiais aprovaram a idéia.




Minha nossa senhora d'Abadia!

Energia positiva PURA!

"É Nóis" na foto, com certeza de corpo inteiro no futuro.


Saudações Rondonienses !
Legal ter conhecido vocês.
Muita Luz e Paz em suas caminhadas por esse imenso BRASIL!

Breve ralatório da Semana de capacitação em Abril de 2009


Um dos textos que produzimos em equipe durante a semana de capacitação.
A grande mudança foi a sugestão da formadora em iniciar no TP 3 . Motivo ? Bem o caderno trata diretamente dos Gêneros textuais ( ou como prefere GESTAR I a tipologia dos textos) . Agora de maneira genérica não define ou determina nenhum conceito, definição, absolutamente nada que determine qual o ponto de partida para o assunto ou privilegiar quem já deu o nome aos bois. Cabe aos textos sugeridos e as propostas dos exercícios para os cursistas o alerta para a contextualização moderna e dinâmica dos textos Contemporâneos. Os autores escolhidos para compor o leque de textos que servem como “exemplo” são conhecidos e participam também dos livros didáticos. Com o diferencial das propostas não desenvolvidas para alunos, cabe ao colega cursista elaborar as sugestões nos moldes, competências e habilidades a serem trabalhadas e elencadas positivamente aos alunos do 6º ao 9º ano (séries finais do ensino fundamental).
Durante as apresentações foi veiculado a não necessidade da aplicação da avaliação diagnóstica, pena, pois aprendi a ver a adequação dos dados qualitativos obtidos e a tranquilidade de poder fazer previsões de planejamento em conteúdos pertinentes. Senão ainda estaremos lidando com hipóteses o que já sabemos não dará certo, não dá certo, nunca deu certo.
A experiência adquirida na primeira proposta, o que chamamos de módulo 1, a qualidade da participação dos cursistas de alguns polos pouco contribuiu com a plena execussão das oficinas e acompanhamentos previstos em nosso planejamento. Foi elaborado um cronograma prevendo oficinas de 1 vez por mês, onde os cursistas comporiam com relatos de experiências em sala das aulas elaboradas nos TPs . O material enviado na primeira remessa não foram enviados os AAAs e apenas os 3 primeiros Cadernos de Teoria e Prática. A novidade no Módulo 2 é que os AAA(s) vieram o que fará a maior diferença no planejamento das aulas , mesmo assim os cursistas devem escolher e adaptar as aulas sugeridas . Os AAA(s) são instrumentos de execução das propostas dos TPs o cursista deve elaborar e usar conforme o planejamento, isto é, saber o que seus alunos realmente precisam quanto a habilidades e competências adquiridas.